8 de outubro de 2012

Um salto da estratosfera!

 Nas próximas semanas, Felix Baumgartner irá tentar o salto mais alto de todos os tempos 120 000 pés. Ele vai quebrar a barreira do som durante a queda e bater um recorde que já dura 52 anos ou morrer de um jeito terrível, porém incrível.

120 000 pés = 36,57600 quilometros






Ascensão e queda
Como fazer o que nenhum homem jamais fez - e voltar com vida

1. Subida
Nos primeiros 150 minutos, Felix subirá de balão, numa velocidade média de 17 km/h.Ele estará dentro de uma cápsula, com temperatura e pressão mantidas artifi-cialmente e um suprimento de oxigênio.

2. Salto
Quando atingir 36 572 m, Baumgartner irá abrir a porta e saltar. Mas antes terá de cumprir uma sequência de 43 etapas, como despressurizar a cápsula, pressurizar seu traje e ficar na posição correta para o salto. Assim que ele saltar, um paraquedas conectado à cápsula se abrirá automatica-mente para amortecer a queda dela no mar.

3. Queda
O corpo de Felix cai rapidamente: 30 segundos após o salto, já ultrapassa a velocidade do som: 1 104 km/h. A queda livre durará mais 5 minutos, alcançando 1 324 km/h aproximadamente (1,2 vez a velocidade do som).

4. Pouso
A 1 500 metros do solo, Baumgartner aciona o paraquedas, que tem uma tarefa dificílima: reduzir a velocidade de 1 300 km/h para 20 km/h. Ele é 3 vezes maior que um paraquedas convencional. Serão cerca de 10 a 15 minutos até a aterrissagem.
_______________________________________________________________

Vestido para saltar
Paraquedista será protegido por um traje que lembra o dos astronautas

Bolsa Toráxica
É uma caixa que abriga os sistemas de comunicação, monitoramento e rastreamento. E também a unidade de medida inercial(IMU) da Federação Aeronáutica Internacional. Um computador que irá registrar a velocidade e 4 recordes:

1. Voo mais alto de balão tripulado
2. Salto mais alto de paraquedas
3. Queda livre de maior duração
4. Quebra da barreira do som

Traje
Tem um sistema de pressurização. Sem essa proteção, Felix morreria por problemas relacionados à falta de pressão atmosférica no espaço. Um computador ajusta automaticamente a pressão, que será reduzida aos poucos durante a queda. O traje tem sistemas de aquecimento e resfriamento para proteger contra a variação de temperatura: de - 60 a + 38o C.

Capacete
O visor tem uma película que protege da luz, porque Felix estará acima da camada de ozônio, sem proteção contra os raios ultravioleta. Também há um circuito de aquecimento, para evitar que ele embace ou congele. Um regulador no capacete permitirá que Felix respire ar 100% oxigênio. Uma escotilha de alimentação fornecerá líquidos.

Paraquedas
O sistema é composto por 3 paraquedas: principal, reserva e de estabilização. Esse último será aberto caso haja instabilidade (se o ângulo do salto não for perfeito, Felix poderá começar a rodopiar até perder a consciência). Se algum dos paraquedas se embaraçar ou enrolar, Felix poderá cortá-lo.

PARA SABER MAIS:  redbullstratos.com  ou http://www.youtube.com/user/redbull/stratos

Colaboração: Carlos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...