6 de junho de 2013

O Som do Big Bang

O professor de física John Cramer recriou o que seria o som da grande explosão que deu origem ao universo há 13,8 bilhões de anos. Para isso, o pesquisador usou dados da radiação cósmica de fundo, o resquício do Big Bang e que preenche o universo.

O professor da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, teve a ideia de recriar o som do Big Bang quando foi perguntado se o som da explosão está gravado em algum lugar. Cramer respondeu que não, mas decidiu recriá-lo.

A radiação cósmica de fundo do universo é composta por ecos de luz que sobraram do Big Bang. Em seu artigo científico, Cramer explica que as variações de temperatura da radiação cósmica, na verdade, são o som do Big Bang.

O professor inseriu os dados no software Mathematica e depois os converteu em áudio há dez anos. O som era tão baixo que foi preciso aumentar a frequência em 100 septilhões de vezes (o 100 seguido de 24 zeros a mais) para ter as gravações em uma faixa ouvida por humanos.

Agora, Cramer conseguiu atualizar o som. Isso foi possível graças à sonda espacial Planck, que forneceu o mapa mais detalhado do universo. A sonda europeia enviada ao espaço em 2009 consegue distinguir variações de temperatura na radiação de fundo em alguns milionésimos de grau. Sua missão é detectar o rastro da primeira luz emitida depois da grande explosão.

Com os novos dados, Cramer refez o áudio, que agora representa o som do período entre 380.000 e 760.000 anos após o Big Bang. O professor ajustou o áudio para refletir a expansão do universo e aumentou a frequência para que o som pudesse ser ouvido por humanos. O efeito é parecido com o que os sismólogos descrevem como um terremoto de magnitude 9. Porém, se espalharia por todo o universo.

Ouça o som do Big Bang a seguir:


Fonte: info.abril

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...